sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Feliz Rosh Hashanah!


Que momento emocionante é estarmos entrando no reino do espírito! Começa nesta quarta-feira ao pôr do sol com Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico - o início de um novo ano no calendário de Deus. É a oportunidade para que você receba um novo começo - em sua família, sua carreira, sua saúde, suas finanças! 

Também conhecida como a Festa das Trombetas (o toque do shofar) Rosh Hashaná é um chamado de arrependimento, a partir dos Dez Dias de Temor - um tempo de introspecção e arrependimento. Para mover para o que Deus tem para você, deve haver o verdadeiro arrependimento. Você dizima? Obedecer é seu pensamento de vida? Tudo começa esta semana com a Festa das Trombetas, seguido pelo Dias de Temor que levam até o dia mais consagrado a  Deus do ano - o Dia da Expiação, 08 de Outubro.

O Dia da Expiação é determinação divina de Deus com você, para liberar a plenitude de Suas bênçãos em sua vida. Você não iria perder um horário marcado do cabeleleiro, ou uma consulta médica - assim você não vai querer perder data  divina, o Dia da Expiação ... porque se é importante para Deus - deve ser importante para você! Deus estabeleceu o Dia da Expiação como Seu dia mais sagrado do ano, é um pacto de arrependimento e promessa ... para ser mantido para sempre! 

No Dia da Expiação, Deus deu instruções específicas (leia Levítico 16), para o sumo sacerdote se aproximar do propiciatório, entrar em Sua presença, e oferecendo um sacrifício de sangue pelos pecados do povo. Em troca, as promessas de Deus incluía um pacto de reconciliação e a liberação de oito promessas sobrenaturais para o próximo ano - incluindo um aumento, revelação, unção fresca, a restauração, a abundância financeira, libertação, poder de Deus e a presença de Deus!

Durante os  dias sagrados de observâncias especialmente decretados por Deus, os filhos de Israel foram ordenados a honrá-Lo com suas ofertas, como está escrito em Deuteronômio 16:16-17:

    
... E eles não devem aparecer perante o Senhor de mãos vazias. Todo homem deve dar como ele é capaz, segundo a bênção do Senhor vosso Deus, que Ele lhe deu (Deuteronômio 16:16-17 NTLH).

Se junte a nós para honrar a Deus e liberar as oito promessas sobrenaturais em sua vida - através da observação Seu dia mais sagrado do ano, O Dia da Expiação, 08 de Outubro!

Eu estarei postando durante essa semana reflexões sobre a ordenança do Antigo testamento. Temos entendido que o Antigo testamento é a carta moral de Deus. Deus se revelou ao seu povo no AT. Vivemos na nova aliança onde Deus agora revela seu filho, Mas o filho revela o pai, assim, o antigo testamento desenha quem é Deus e nós observamos para agradá-Lo em seus estatutos perpetuos. Como é o caso das festas judaicas, não nos esqueçamos que hoje somos o Israel de Deus e que de ambos os povos Ele fez um, e Jesus rasgou a carta de dívida que havia contra nós. 

Estarei apresentando a Deus a sua vida e intercedendo a Ele para que essas 8 promessas sejam liberadas em sua vida neste novo ano no calendário hebreu. Será uma semana de observação contrição, arrependimento! Queria encoraja-lo na quarta feira, apenas como um simbolismo, nada mágico, apenas como representação mesmo, mergulhe fatias de maçã no mel e ofereça aos seus amigos e lembre-se de desejar a eles a bênção do Deus de Israel! Muitos não entenderão, mas você estará liberando uma bênção no reino do espírito sobre a vida desta pessoa!

Feliz  Rosh Hashana e Yon kippur

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A origem da vida, existe vida extra terrestre? Seres espirituais 3


Shalom amados


Espero que vocês estejam desfrutando das nossas descobertas. Vejam mais essa: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11:3

 

O termo que encontramos lá é Criado, Katatizeo, pasmem agora com o significado. Refeito, remendado, terminado completamente depois de ser ajuntado, pouco tem haver com criado mesmo e mais com refeito! E é o mesmo encontrado em Efésios 2:21, palavras diferentes no grego para o mesmo significado: reparar para ter a forma anterior! 

Se você nunca ouviu sobre esse assunto não pense que estou criando a lenda, isso já foi comprovado, as pirâmides são  um mistério na terra, agora imagine em Marte? Uma esfinge com a cara de macaco em outro planeta, e outras criações inexplicáveis na terra, Como são possíveis?  Efésios 2:2fala sobre principados e potestades do ar. Sabemos que os anjos voavam daqui para lá e vice-versa, os planetas eram habitados por seres angelicais. A situação é tão complexa que Gênesis 6, vai tratar de anjos ganhando forma humana, e vindo a gerar gigantes. Promessa é dívida, vamos esclarecer a palavra filhos de Deus, B’nai elohim, ou Anjos segundo a LXX, O termo B’nai Elohim é um termo usado apenas para os anjos, e Adão no Antigo testamento!

Já no novo testamento esse termo só aparece em João 1: 11,12 quando diz que a tantos quantos receberam a Jesus, deu-lhes o Poder de serem feitos FILHOS DE DEUS. (B’nai Elohim) Nascidos especificamente através de uma criação pessoal. Somos a 3ª geração de filhos legítimos. Primeira os anjos, caíram; a segunda, Adão, caiu e agora a terceira e a aperfeiçoada através de Jesus, O Cristo: Os que não nasceram da carne nem da vontade do homem, mas da vontade de Deus. Uma pergunta: Como Jesus nasceu? Ação especifica de Deus, Deus interviu no processo natural e Jesus. Ele era homem, pela parte de Maria e divino pela ação do Espírito  Santo. De que maneira o crente nasce? Humano pela parte biológica de seus pais, e divino pela ação do Espírito Santo através da obra redentiva de Jesus!

Vamos voltar lá atrás e entender um princípio. Satanás tentou intervir na criação dessa família espiritual, convocou seus valentes dos mundos, planetas e galáxias e de toda a extensão do universo originalmente criado em no verso 1 do primeiro livro sagrado! Juntou 1/3 deles e subiram para guerrear, lá Jesus e seus anjos venceram e lançou o diabo de volta para a terra e os encerrou no profundo do abismo. Ainda em Gênesis 1:1, o inferno foi criado para encerrar a maior parte dos anjos caídos, fogo e destruição tirou a forma e desestabilizou a terra como consta no verso 2, Deus recriou a terra e o resfriamento se Deus com as águas sobre o abismo e acredita-se que em literalmente 6 dias, Deus criou tudo outra vez e o centro onde o inferno preparado foi recoberto e refeito como citamos antes, está preparado para o diabo e seus anjos. Como cheguei a essa conclusão? É só estudar os textos já citados nas lições anteriores! Os planetas como que inesperadamente ficaram desabitados! Seres anjelicais possivelmente habitavam os planetas e galáxias, Deus não os criou para ficarem vazios e desabitados. Quanto tempo durou então tudo isso, quem sabe os 4 bilhões de anos que a ciência descobriu para provar que é a idade da terra, quem sabe mais; Mas a nossa geração humana, tem em torno de 7 mil anos apenas! 

Cremos que num futuro bem próximo habitaremos as galáxias, os planetas, desfrutaremos de tudo o que Deus criou. Mas a nossa geração não conseguirá tal feito, enquanto estivermos nesse corpo! Segundo o salmista nós não temos para onde fugir do Espírito de Deus, onde formos, nosso pecado irá conosco. Herança de dor e destruição, nos acompanhará até que sejamos redimidos e transformados em corpo incorruptível!

Amanhã tenho mais um mistério para desvendar. Aguardo vocês!

Um shalom vindo do coração daquele que é Deus de todos os planetas e de todas as eras!
Adonai elohim, O nosso Deus e Senhor, amém!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A origem da vida, existe vida extra terrestre? Seres espirituais 2

Shalom Santos do senhor

Parece que aqui mistérios começarão a ser desvendados. Vejamos Jeremias 4:23–27: "Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia..." outra vez o termo tohu ou bohu, de Gênesis 1. Vimos outra vez uma possível forma de Julgamento e punição no mundo espiritual. Por isso creio que uma verdade espiritual está inserida nesses textos aqui e não uma linguagem poeticamente floreada!

Que tal ler Salmo 18:7–12! Um julgamento cósmico está em andamento aqui outra vez! Mas quando isso aconteceu? Onde essa série de "guerra nas estrelas" aconteceu? Vamos ver o verso 2 de Gênesis, “E a terra era sem forma e vazia...”  verbo era, hayad é na verdade um verbo transitivo que sofre uma ação, a mesma forma usada em Gen.19.26 quando a esposa de Ló tornou-se  numa estátua de sal. Logo a melhor tradução para Gen.1:2 seria “E a terra tornou-se sem forma e vazia ...” encontramos também “E...” um vav, uma conjunção. A melhor tradução baseada no hebraico seria “Mas...” uma conjunção adversativa, que sujere tempo, também encontrada na Vulgata e Septuaginta, mas mudada por causa da falta de clareza nestes aspectos que estou mencionando; ler como está escrito, tira qualquer ação e significado no texto, mas com as mudanças mostradas, o texto ganha um significado que requer resposta “Mas a terra tornou-se sem forma e vazia ...” Porque ela tornou-se? O que aconteceu? Porque o mas? o que aconteceu antes? E a bíblia não se cala sobre eventos que se encaixa nesse período! Os estudiosos apontam os termos tohu ou bohu sempre depois de julgamentos. Para deixar a coisa mais séria, “...trevas cobriam a face do abismo...” trevas aqui não é apenas falta de luz, era choshek – escuridão não natural, também vista em Êxodo 10.21. para entender porque essa essas trevas, vejamos que abismo era esse: para abismo, o termo é tehrowm, o que é habitação dos demônios.

Vamos dar uma forma aqui! Em Isaías 14:13-14 fala que Lúcifer disse: “Subirei, ...acima das estrelas...” ele habitava fora dos céus ou seja, o que ele chama de monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. É o lugar de Governo onde Deus é glorificado como rei! Mas onde Lúcifer habitava? Podemos afirmar que seu lugar de morada era na terra, eu usei numa lição anterior o termo governador propositalmente. Ele governava abaixo do Rei do universo! Era chamado príncipe. Quando ele falou que subiria aos lugares mais elevados não havia caído ainda, em Lucas vemos Jesus dizendo: eu vi satanás caindo do céu, quando? Ezequiel 28:13-16 diz que ele era o querubim ungido como os guardiões, ele recebeu as honrarias máximas do céu. Estava encrustrado nele pedras preciosas como o peitoral dos sacerdotes de Israel. Ele habitava no Éden no meio das pedras preciosas e era perfeito até que a iniquidade foi achada nele! Ele guerreou nos céus e foi lançado para a terra, já em Gênesis3 ele não parece mais ser esse anjo deslumbrante, aparece como uma serpente! Ninguém se envaideça pelo que Deus lhe dá, tudo é Dele, Ele pode arrancar tudo como se você nunca tivesse tido antes! No Novo Testamento ele é apresentado como a serpente. Então onde está a criatura chamada Lúcifer, de Ezequiel 38 com instrumentos e cornetas nascidas nele, que andava entre pedras preciosas e fogo? Lúcifer era principe/governador no Éden, Ele comandava toda uma parte da extensão do reino de Deus. Tanto poder e autoridade que pensava ser um deus! Ez.38:6 e 9.

Porque nos livros escolares, nas revistas super-interessante e outros lugares vemos fotos da NASA com essas pirâmides no solo de Marte, essas esfinges com caras de macacos? Porque esses desenhos assimétricos, que não se pode ver a não ser das alturas, feitas antes mesmo de terem criado os aviões? Parece bizarro? Mas são fatos incontestáveis!

Falaremos amanhã sobre isso.

Paz e uma semana abençoada!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A origem da vida, existe vida extra terrestre? Seres espirituais.

Shalom amados

Vamos continuar o estudo sobre a possibilidade de vidas em outros planetas. Quando estudamos sobre Planetas como o Tatooine, e outros que foram descobertos semanas antes deste e vemos os astrônomos dizerem que há possibilidade de vida, pode ser qualquer forma de vida mesmo não super desenvolvida. Quando se fala em anos luz, estão falando numa forma de medida para pedir os astros, devido a distância; Um ano luz equivale aproximadamente a 10 trilhões de quilometros/h, 1.600 milhas/seg. Se entendemos que a luz viaja a uma determinada velocidade, a soma desse tempo para fazer um percurso na velocidade x, determina os anos-luz que demorou para fazer esse percurso.

Ainda a título de curiosidade, O filme Star wars (Guerra nas estrelas) Fala sobre um planeta que tinha 2 sois, a quem estes deram o nome de Tatooine, e tantos anos depois, os cientistas descobriram um planeta que de forma única na ciência, faz a órbita sobre duas estrelas ou sois. Parece feito único não é? Mas não. Em 1877 um cientista chamado Asaph Hall descobriu que Marte tem duas luas e dificilmente as descobririam por serem quase negras e uma faz o sentido anti-horário, por isso muito difícil achar. Mas em 1726, um outro homem chamado Jonathan Swift,  criou as histórias de ficção chamada As aventuras de Guliver. Nas suas lendas Marte tinham duas luas e realmente tem e uma horbitava Marte no sentido contrário, fato assombrosamente correto. Isso quer dizer que 151 anos antes da ciência descobrir, a lenda infantil já havia informado sem nem imaginar que era verdade e com detalhes que chegam a vinte por cento de acerto. A ciência parece que corre atrás da ficção. A vida imita a arte!

 

Será que no nosso subconsciênte não há alguma lembrança impressa do passado? Porque a nossa saudade do céu se nunca pisamos lá? Porque nossa obsessão pelos planetas e pela ficção? Como invenções vem a existência? Descobrimos em estudos de civilizações de mais de cinco mil anos, que uma super civilização já dominava muitos detalhes do que cremos hoje ser maravilhas do mundo moderno! Ur dos Caldeus, cidade de onde o Patriarca Abraão saiu é um exemplo dessas civilizações.

Tem coisas que só entenderemos os detalhes quando estivermos com Deus, ou Ele revelar a seu povo. Mas aqui quero apresentar a vocês o que já se sabe sobre algumas coisas que não vemos sem o microscópio da teologia: Existe uma teoria que responde muitas perguntas, é a chamada teoria do vácuo ou the gap theory. Quando lemos Gênesis 1:1-3 vemos já no verso 1 a palavra bârâ’ que quer dizer forma completa, Deus criou a terra completa e perfeita! Tal teoria é defendida pelo Dr.Perry Stone, mas o Astrofísico, Dr. Chuck Misler também aponta outros fatos concordando primariamente com essas verdades.

As 3 questões deixadas antes:
Quando Satanás foi criado e quem o deu tal poder?
Quando Satanás caiu?
Existe um vácuo ou Gap entre Gêneses 1 versos 1 e 2?

Vejamos isso: No princípio criou Deus os céus e a terra. Ponto final! Feito, terminada a sentença ou história da criação! Como? “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11:3 

Encontramos um problema na tradução do hebraico, Vamos ver Isaías 45:18, lá fica claro que Deus não criou a terra sem forma, vazia ou sem propósito como alguns traduzem o termo Tuhu’. E isso parece contradizer Gêneses 1:2, a terra era boru sem forma e vazia! Se você preferir a versão em português, ‘não a criou vazia’, vai encontrar os anjos habitando no mundo criado lá em Gênesis 1.1! Então porque a terra estava sem forma e vazia no verso 2?

E disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gênesis 1:3.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. João 1:5.
Compare João 1 com Gên. 1, estão falando do mesmo assunto: A CRIAÇÃO!

Amanhã continuaremos.

domingo, 25 de setembro de 2011

A origem da vida, existe vida extra terrestre?

Shalom queridos. 

Hoje quero falar de algo inédito, não falo muito de ciência. Mas como a Bíblia nos dá respaldo, Assim falarei baseado no que doutores em Bíblia já falaram e com a permissão daquele que nos ensina até quando dormimos, o Espírito da verdade.

Foi descoberto mais um planeta este mês, isso está virando uma rotina que não chama mais a atenção. O planeta chama-se Kepler-16b, mas o apelido já está dado: Tatooine! Nunca ninguém tinha visto um planeta deste gênero (a orbitar e fazer trânsitos em duas estrelas)… a não ser em Star Wars, de onde vem o apelido!

Como disse o Alan Boss: “O que era ficção científica tornou-se realidade!” Sabemos que a terra gira em torno do sol, este planeta gira em torno de duas estrelas ou sóis. O planeta encontra-se a 200 anos-luz de distância e orbita ambas as estrelas. A órbita (ano) demora 229 dias, o que é similar a Vênus (225 dias). O sistema é estavel, pelo menos durante vários milhares de milhões de anos.

Não vou entrar em detalhes aqui, prometo que a curiosidade do que é um ano luz respondo na sequência desse estudo. Mas a corrida desenfreada do homem é a mesma em todos os tempos: Existe vida fora da terra? Esse planeta está fora da zona que possibilitaria ter vida mas as chances são grandes. 

Vejamos o que a teologia tem descoberto sobre isso!
Uma leitura mais profunda dos textos bíblicos nos dá muito para pensar.

O princípio do princípio 

A Ciência descobriu que a terra tem 4.56 bilhões de anos. A partir dessas conclusões foram questionar a Bíblia, que aponta apenas sete mil anos. Mas pode haver uma harmonia entre as teorias conflitantes. Gênesis 1:1-2, deixa uma pista e é o que veremos! No verso 1 de Gênesis, tudo foi feito perfeito(conferir eclesiastes 3:14). Já em Gênesis. 1 verso 2, encontramos apenas caos e destruição! Espero que vocês estejam acompanhando bem a idéia.

Em Jó 38: 1-7 deixa claro que os anjos já existiam quando a terra foi criada; Confira também Colossenses 1:16 - 17, diz que os anjos foram criados de uma vez. Vemos ainda no texto de Jó 38:7, o termo que na LXX (Septuaginta) é traduzido, ANJOS, no hebraico é B’ nai Elohim, Filhos (diretamente)criados por Deus. Falaremos logo mais sobre isso, aqui quero que fique gravado que houve um tempo em que os filhos de Deus eram os anjos. Os anjos se alegraram com a criação(7)! Jó 38: 9 a 15. Alguém pode ver apenas poesia mas ele aparentemente está tratando de Julgamento da criação original! Isso é bem possível! O verso 13 expecificamente diz que os ímpios foram sacudidos da face da terra! Os anjos foram criados antes. Ora, se os anjos já haviam sido criados e se alegravam e vemos satanás como anjo caído no capítulo 3 de Gêneses quando Adão e Eva caíram, a pergunta é: Quando então satanás caiu? Não pode ter sido depois de Gêneses 3, porque ele foi quem tentou Adão e Eva; Não pode ter sido antes de Genesis 1:1, porque nesse ponto está o princípio de todas as coisas. Veremos na sequência que ele era poderoso; Governador e comandante, líder das honrarias que subiam para o céu lugar de Deus. Quando este anjo criado ganhou seu Poder e status e quando ele caiu? 

Qual a origem dos planetas? será que existe vida lá fora? Essa é uma pergunta que a ciência irá responder, mas como teólogo, junto com estudiosos da Bíblia vou tratar de algumas possibilidades que a Bíblia apresenta para elucidar esse mistério.

Shalom de Yesuah Hamashia sobre a sua vida!

Bibliografia.
Perry Stone- Manna Fest The Spiritual World - Mystery of the Ages (1-3)
Chuck Misler – The Origin Of Evil 2.
Billy Graham – Angels.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A arte de sobreviver

“Deus, Não me deixe seguir o padrão do mundo!”  Um dia eu me vi inclinado a fazer essa oração. Via o mundo me cercando e me empurrando para uma direção que abertamente era errada mas diziam: ‘é o que todo mundo faz’, essa é a idéia do mundo. Me vi em situações em que o certo era errado e o errado era legal, está na moda, é o que convém. Ser honesto num mundo corrupto é burrice e até humilhante. Para eles a arte é fazer errado e não ser pego. Se isso acontecer, use a camuflagem, atira a primeira pedra para pensarem que não tem pecado! 

Sempre fui sérios em minhas convicções e tremo de medo do juízo divino, por isso julgo meus feitos, sou severo com minhas auto-análises para que o juizo que vier de outros, sejam analizados com justiça porque sobreviver é uma arte. Estar pronto para responder com sobriedade e firmeza àqueles que te pedem a razão de sua postura é no minimo um ato que requer estratétia. Não mate o piloto no ar, ou você poderá morrer com ele; Ame a todos e respeite principalmente seu opositor, ele pode ser quem te mantem vivo!

Viver é uma arte, sobreviver em um mundo corrompido é uma arte ainda maior. Vai chegar a hora que até morrer será vitória. Podendo continuar no jogo da vida, agradando a uns, fazendo de conta que não viu os deslizes de outros e assim seguir vivendo. Mas não aprendemos assim de nosso mestre. A morte honrosa é uma maneira nobre de prolongar a vida. Porque uma pessoa morre quando desonra seus princípios. Jesus e outros martires da honra estão vivos na memória de quem guerreia a mesma guerra.

O que é viver? É a vida um equilibrio na fina linha que nos separa da glória a nossa frente e do abismo  lá em baixo? Certamente não! Em Gênesis 1.3, no espaço da eternidade está Deus de braços abertos, tanto para quem o serve quanto para os que não o serve. Ao espaço entre seus braços chamamos tempo cronus, ou tempo do homem. Ao cairmos da linha da vida, saimos desse tempo, mas Deus ainda estará lá. Este será o tempo de separação entre os que o servem e os que não o servem. Por isso a vida é uma arte, um bom jogador sabe que na estratégia, as peças fora do tabuleiro contam na arte de vencer.

Deus é o pai de toda a sabedoria, e seu filho, emanação perfeita do pai, disse que se o grão de trigo, caindo na terra  não morrer fica ele só, mas se morrer dará muito fruto! A arte de viver passa pela perda. Não estou aqui tratando apenas de vida ou morte, estou tratando de ganhar e perder, estou tratando de sofrer escárnios e desonras pelas estratégias escolhidas de viver para o bem; perder pelas coisas ditas fora de tempo ou perder pelas ações no momento certo. Quando aprendemos isso, a vida e a morte não definem o jogo, porque a vida transcênde as perdas e até a  morte. Quem vive para Deus não morre, logo honrar a Deus em suas decisões transcêndem até o falar quando deveria calar, agir quando deveria esperar, calar quando em respeito a suas convicções, o mais certo seria bradar. Existe uma arte para viver e é essa arte que buscamos, pena que só descobrimos que tem que saber viver quando muitas decisões já foram tomadas. Qual profissão seguir, estudar ou não estudar, casar ou esperar, malhar ou desfrutar da mesa apetitosa de mamãe quado ainda somos adolescêntes? Quando chegamos no tempo de reavaliar, perguntamos: Eu soube viver? Decidi certo em alguns momentos? Eu me deixei levar pelo mundo e agarrei o que a vida me ofereceu ou escolhi o que queria de tudo que me foi oferecido? O mundo é corrupto, ele tem uma pretensão, oportunidades são dadas para formar uma mentalidade generalizada. Você ao nascer foi nutrido naturalmente por dádivas de Deus. Você foi sustentado no seu momento mais frágil bem perto do coração, onde a vida ao pulsar te dava orientações de quão perigoso é viver. O mundo lá fora querer assumir que ele te sustenta, mas não foi ele quem esteve perto quando você mais necessitou de vida.

Deixo aqui essas entrelinhas, como desabafo para dizer que eu respondo pelas minhas escolhas, mas estou certo que dentre meus erros e acertos, somente Deus poderá me julgar quando cair da corda fina no alto do picadeiro da existência na terra! Honra e Justiça será minha luta; quer custe viver, quer custe morrer!


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A religião das religiões

Quando analisamos a questão que levou o homem a criar a religião, vamos encontrar Deus, quando analisamos as razões porque os homens se afastaram de Deus, vamos encontrar a religião! É sabido que desde o Antigo Testamento, maus sacerdotes tem servido ao inimigo da sã doutrina. Aqui estou eu falando termos religiosos, Porque sã doutrina é o que realmente envolve  Deus e não a crença que há um Deus que habita no céu, e que de seu trono manda raios nos garotos maus!

Deixando a explicação elementar de quem é Deus , vamos analisar a religião de todas as religiões, quem sabe lá no fundo não encontremos Deus gesticulando para os sete bilhões que povoam a terra, como um adulto tentando estabelecer um diálogo  com um formigueiro!

Pensem comigo, será que quando pensamos em religião, o que realmente importa é o objeto da nossa busca ou os princípios que estabelecemos para agradar a ele? Se você buscar agradar a alguém, sua busca será pelo que o agradaria, para assim alcançar seu favor! Assim, a mente humana criou a conveniência que é a religião de todos, e chega a ser a religião das religiões! Isso encontramos em todas as formas de agir. Quem estuda, estuda porque quer ser alguma coisa! Logo o objeto do esforço é o bem individual e não o bem comum em primeira instância, não uma culturalização social. Ninguém estuda por estudar, todos tem um objetivo ao qual solenemente demos o nome de conveniência pessoal, para que entendamos que objetivos podem ser mascarados por conveniências pessoais e as vezes egoístas.  Estamos vivendo o fenômeno da religião de porta de garagem, É conveniente para as pessoas não mais tentarem ajudar ou lutar para melhorar as igrejas existentes, é mais fácil alugar uma garagem e fazer a igreja que lhe convêm. Nunca a fé foi mais adulterada, barateada e prostituída do que hoje, quando vemos uma garagem aberta, com um nome tão sem criatividade quanto a idéia de ter sua própria igreja! Pode parecer um preconceito, mas o que está escrito no livro sagrado é que há um só corpo e que os membros trabalham em conjunto. Até aqui entendíamos que a igreja (local ou transcendental) é o corpo, e cada participante são os membros, mas o que vemos hoje é a fé convêniênte predominando, assim o corpo está doente, se a igreja local ou transcendental, que é a união de todos os salvos do presentes e passado, é o corpo, e seus membros vivem a fé da forma que mais lhe convêm, não levando em conta o texto que diz: “... todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Então temos um corpo que não responde ao comando da cabeça!

A minha religião é conveniente, a sua religião é conveniente, a religião de todos é conveniente. O ateísmo é um filosofia conveniente, o islamismo é uma fé conveniente. Hoje há os desigrejados, os fiéis que seguem a Deus sem igreja, enganam a si mesmos, porque sabem que não segue a Deus de verdade, apenas à sua conveniência. Todos vivemos e agimos por conveniências; Hoje, alguém assumiu que precisa mudar, mas não quer abrir mão de uma coisa que aprendeu. É como que dizer: vou para o inferno se for o caso, mas não abro mão disso! Eu pensei comigo mesmo: Qual a razão de sua fé: o dogma ou Deus? Está escrito que agora pois existe, fé, esperança e amor, mas o único que perdurará eternamente será o amor. A fé crê para a esperança, a esperança crê no futuro como sendo presente palpável, já o amor tudo sofre com fé, tudo espera, o amor jamais acaba! Agora vemos como que por um espelho que projeta uma miragem, mas naquele dia veremos o verdadeiro, não como o que vimos como miragem*

Queridos, o que estou tentando dizer é que precisamos colocar Deus acima de nossas conveniências. Não podemos fazer como aquele senhor que na minha infância me disse que estava aceitando Jesus, porque ser crente o ajudaria a economizar, tive que pará-lo para dizer que ele iria descobrir maiores e melhores motivos para seguir ao Senhor! Conveniência nos frustra, porque nossos objetivos são miragens! Quando chegamos lá descobrimos que não era o que pensávamos ser! Deus é realidade no fim de cada conquista. Porque sem Ele, nada podemos fazer. Viva a fé  sem conveniência, viva como Paulo, suas duas opções eram: viver para Deus ou morrer por Deus!

*I Corintios 13- Parafraseado ou interpretado pelo autor.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Papel da igreja no Mundo. (Introdução)


Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16 : 18
 
Numa hermenêutica rasa desse texto, refletirei apenas no que tange a natureza etimológica da igreja. Vamos pensar em Pedro e a pedra fundamental da igreja. Como disse, esse não é o assunto fundamental, mas é indispensável falar dessas duas pedras faladas aqui, porque tem sido razão de controversias. 

Simão, de agora em diante serás chamado Pedro ... 

Jesus usado no dom de discernimento de espírito, conheceu a personalidade de Pedro no primeiro instante que o viu, assim como aconteceu com com Filipe quando Jesus o viu, disse: me siga! E com Natanael; Quando disse: Ai está um verdadeiro Israelita, em quem não há falsidade. Jesus reconheceu cada um dos que andariam com ele nos próximos 3 anos. Esse mesmo discernimento só vimos em tal dimensão no livro de Gênesis quando a Adão foi dada a função de nomear cada animal no Éden. Ele nomeou cada animal segundo a sua espécie e a sua característica. 

Quando Jesus viu Simão soube que na realidade era um homem de dura personalidade, características que ao ser lapidadas, seriam virtudes a serviço do reino. 

Jesus disse: eu sou a pedra que os edificadores rejeitaram.

Quando Pedro afirmou a frase mais acertada a respeito de quem era Jesus, O Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus afirmou para Pedro que baseado na sua afirmação sobre o Cristo, a pedra que os outros edificadores rejeitaram, Ele mesmo, Jesus, iria edificar a sua Igreja. Jesus muitas vezes se identificou como pedra. Pedro era pedra pela personalidade forte e sólida. Jesus era pedra porque era a base da igreja, até hoje as denominações que acreditam que Pedro foi o fundamento da igreja, tem que admitir que Jesus é a razão da existência da igreja. O filho de Deus, o Messias é a pedra na qual a igreja está construída até os dias de hoje. Nós da outra corrente teológica tiramos Pedro da base da igreja e a igreja subsistiu, mas quem tirar Cristo da base da igreja cristã, ela deixa de existir!

Edificarei a minha igreja / οικοδομησω μου την εκκλησιαν / oikodomeõ mou ekklesia

Edificar, construir no sentido de continuidade no tempo. E Ekklesia? O termo literalmente significa chamados para fora, separados; Esse termo ganhou maior significado através de Jesus, que usou  mais especificamente como uma congregação de religiosos, encontro dos santos na terra, como de todos os santos vivos e na glória. Há quem diga com falta de inteligência que Jesus não fundou uma Igreja. Bem, fundar uma igreja como instituição nunca foi função de Jesus, Tanto é que Jesus nunca batizou ninguém! Formar a igreja era função dos homens, uma religião se formaria em consequência do trabalho de Jesus, ele sabia disso e não deixou nenhuma recomendação contra! Outro fato é que o catolicismo não é a religião dos primeiros cristãos. Quando se cogitou o termo ‘Católico’ ou em grego, kata holo, ‘Kata’ - sobre, ‘o holo’ - o todo ou todos, tinha a idéia de todo o mundo ou “Universal” então a igreja do Senhor Jesus, é “Católica” ou “Universal”, mas a catolicidade ou universalidade está no fato de que o Senhor da igreja é Senhor para o mundo inteiro e não só para o povo Judeu. (Jo.17:21) Isso nos remete à universalidade do plano salvífico de Deus.*

No final do Segundo Século, quase no ano 300 DC, surgiu pela primeira vez esse termo que só veio a ser usado na igreja oficialmente no século V, Esse termo fazia referencia mais a diferença do judaísmo ser nacionalista e o cristianismo ser universalista.

Independente disto, a sã doutrina foi violada com a entrada de Constantino no poder e  até hoje não se sabe se ele foi um vilão ou um bem feitor. A igreja entrou em prosperidade mas também, se tornou uma fé ecumênica e proselitista vindo a queda.

Mas entre altos e baixos, Deus esteve no controle, Ele nunca perdeu de vista a Comunidade dos santos que seria formada em meio aos desmandos da religião. Em um mundo imperfeito e pecaminoso, Deus usa todos os meios disponíveis para edificar a sua Igreja. E as portas do inferno não prevalecerá contra ela! Amém!

Amanhã entenderemos a função da igreja desde o Antigo testamento!

 * Assunto ampamente discutido no livro, Avivamento, tempo de Colheita de Deus, do mesmo autor deste texto.
 
Um Shalom do coração do céu para vocês