sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A arte de sobreviver

“Deus, Não me deixe seguir o padrão do mundo!”  Um dia eu me vi inclinado a fazer essa oração. Via o mundo me cercando e me empurrando para uma direção que abertamente era errada mas diziam: ‘é o que todo mundo faz’, essa é a idéia do mundo. Me vi em situações em que o certo era errado e o errado era legal, está na moda, é o que convém. Ser honesto num mundo corrupto é burrice e até humilhante. Para eles a arte é fazer errado e não ser pego. Se isso acontecer, use a camuflagem, atira a primeira pedra para pensarem que não tem pecado! 

Sempre fui sérios em minhas convicções e tremo de medo do juízo divino, por isso julgo meus feitos, sou severo com minhas auto-análises para que o juizo que vier de outros, sejam analizados com justiça porque sobreviver é uma arte. Estar pronto para responder com sobriedade e firmeza àqueles que te pedem a razão de sua postura é no minimo um ato que requer estratétia. Não mate o piloto no ar, ou você poderá morrer com ele; Ame a todos e respeite principalmente seu opositor, ele pode ser quem te mantem vivo!

Viver é uma arte, sobreviver em um mundo corrompido é uma arte ainda maior. Vai chegar a hora que até morrer será vitória. Podendo continuar no jogo da vida, agradando a uns, fazendo de conta que não viu os deslizes de outros e assim seguir vivendo. Mas não aprendemos assim de nosso mestre. A morte honrosa é uma maneira nobre de prolongar a vida. Porque uma pessoa morre quando desonra seus princípios. Jesus e outros martires da honra estão vivos na memória de quem guerreia a mesma guerra.

O que é viver? É a vida um equilibrio na fina linha que nos separa da glória a nossa frente e do abismo  lá em baixo? Certamente não! Em Gênesis 1.3, no espaço da eternidade está Deus de braços abertos, tanto para quem o serve quanto para os que não o serve. Ao espaço entre seus braços chamamos tempo cronus, ou tempo do homem. Ao cairmos da linha da vida, saimos desse tempo, mas Deus ainda estará lá. Este será o tempo de separação entre os que o servem e os que não o servem. Por isso a vida é uma arte, um bom jogador sabe que na estratégia, as peças fora do tabuleiro contam na arte de vencer.

Deus é o pai de toda a sabedoria, e seu filho, emanação perfeita do pai, disse que se o grão de trigo, caindo na terra  não morrer fica ele só, mas se morrer dará muito fruto! A arte de viver passa pela perda. Não estou aqui tratando apenas de vida ou morte, estou tratando de ganhar e perder, estou tratando de sofrer escárnios e desonras pelas estratégias escolhidas de viver para o bem; perder pelas coisas ditas fora de tempo ou perder pelas ações no momento certo. Quando aprendemos isso, a vida e a morte não definem o jogo, porque a vida transcênde as perdas e até a  morte. Quem vive para Deus não morre, logo honrar a Deus em suas decisões transcêndem até o falar quando deveria calar, agir quando deveria esperar, calar quando em respeito a suas convicções, o mais certo seria bradar. Existe uma arte para viver e é essa arte que buscamos, pena que só descobrimos que tem que saber viver quando muitas decisões já foram tomadas. Qual profissão seguir, estudar ou não estudar, casar ou esperar, malhar ou desfrutar da mesa apetitosa de mamãe quado ainda somos adolescêntes? Quando chegamos no tempo de reavaliar, perguntamos: Eu soube viver? Decidi certo em alguns momentos? Eu me deixei levar pelo mundo e agarrei o que a vida me ofereceu ou escolhi o que queria de tudo que me foi oferecido? O mundo é corrupto, ele tem uma pretensão, oportunidades são dadas para formar uma mentalidade generalizada. Você ao nascer foi nutrido naturalmente por dádivas de Deus. Você foi sustentado no seu momento mais frágil bem perto do coração, onde a vida ao pulsar te dava orientações de quão perigoso é viver. O mundo lá fora querer assumir que ele te sustenta, mas não foi ele quem esteve perto quando você mais necessitou de vida.

Deixo aqui essas entrelinhas, como desabafo para dizer que eu respondo pelas minhas escolhas, mas estou certo que dentre meus erros e acertos, somente Deus poderá me julgar quando cair da corda fina no alto do picadeiro da existência na terra! Honra e Justiça será minha luta; quer custe viver, quer custe morrer!


Um comentário:

  1. Shalommmm!!!
    Gideon, somos o resultado das nossas escolhas, eu não posso admira-lo como pessoa íntegra e esperar uma escolha duvidosa da tua parte.
    Olha, os teus verdadeiros amigos não precisam de explicação alguma sobre a tua conduta e os teus nem tanto amigos não acreditarão em nada que disser.
    Portanto, seja qual for essa escolha, ela é tua e se vc esta em paz com ela, assim deve ser.
    Qquer outra pessoa não tem o direito de deixa-lo numa situação onde sinta-se mal e tenha de explicar-se.
    Enfim........vamos que vamos, cada um que cuide das escolhas pessoais que fizer e as assuma.
    Inté mais,
    xau

    ResponderExcluir