Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16 : 18
Numa hermenêutica rasa desse texto, refletirei apenas no que tange a natureza etimológica da igreja. Vamos pensar em Pedro e a pedra fundamental da igreja. Como disse, esse não é o assunto fundamental, mas é indispensável falar dessas duas pedras faladas aqui, porque tem sido razão de controversias.
Simão, de agora em diante serás chamado Pedro ...
Jesus usado no dom de discernimento de espírito, conheceu a personalidade de Pedro no primeiro instante que o viu, assim como aconteceu com com Filipe quando Jesus o viu, disse: me siga! E com Natanael; Quando disse: Ai está um verdadeiro Israelita, em quem não há falsidade. Jesus reconheceu cada um dos que andariam com ele nos próximos 3 anos. Esse mesmo discernimento só vimos em tal dimensão no livro de Gênesis quando a Adão foi dada a função de nomear cada animal no Éden. Ele nomeou cada animal segundo a sua espécie e a sua característica.
Quando Jesus viu Simão soube que na realidade era um homem de dura personalidade, características que ao ser lapidadas, seriam virtudes a serviço do reino.
Jesus disse: eu sou a pedra que os edificadores rejeitaram.
Quando Pedro afirmou a frase mais acertada a respeito de quem era Jesus, O Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus afirmou para Pedro que baseado na sua afirmação sobre o Cristo, a pedra que os outros edificadores rejeitaram, Ele mesmo, Jesus, iria edificar a sua Igreja. Jesus muitas vezes se identificou como pedra. Pedro era pedra pela personalidade forte e sólida. Jesus era pedra porque era a base da igreja, até hoje as denominações que acreditam que Pedro foi o fundamento da igreja, tem que admitir que Jesus é a razão da existência da igreja. O filho de Deus, o Messias é a pedra na qual a igreja está construída até os dias de hoje. Nós da outra corrente teológica tiramos Pedro da base da igreja e a igreja subsistiu, mas quem tirar Cristo da base da igreja cristã, ela deixa de existir!
Edificarei a minha igreja / οικοδομησω μου την εκκλησιαν / oikodomeõ mou ekklesia
Edificar, construir no sentido de continuidade no tempo. E Ekklesia? O termo literalmente significa chamados para fora, separados; Esse termo ganhou maior significado através de Jesus, que usou mais especificamente como uma congregação de religiosos, encontro dos santos na terra, como de todos os santos vivos e na glória. Há quem diga com falta de inteligência que Jesus não fundou uma Igreja. Bem, fundar uma igreja como instituição nunca foi função de Jesus, Tanto é que Jesus nunca batizou ninguém! Formar a igreja era função dos homens, uma religião se formaria em consequência do trabalho de Jesus, ele sabia disso e não deixou nenhuma recomendação contra! Outro fato é que o catolicismo não é a religião dos primeiros cristãos. Quando se cogitou o termo ‘Católico’ ou em grego, kata holo, ‘Kata’ - sobre, ‘o holo’ - o todo ou todos, tinha a idéia de todo o mundo ou “Universal” então a igreja do Senhor Jesus, é “Católica” ou “Universal”, mas a catolicidade ou universalidade está no fato de que o Senhor da igreja é Senhor para o mundo inteiro e não só para o povo Judeu. (Jo.17:21) Isso nos remete à universalidade do plano salvífico de Deus.*
No final do Segundo Século, quase no ano 300 DC, surgiu pela primeira vez esse termo que só veio a ser usado na igreja oficialmente no século V, Esse termo fazia referencia mais a diferença do judaísmo ser nacionalista e o cristianismo ser universalista.
Independente disto, a sã doutrina foi violada com a entrada de Constantino no poder e até hoje não se sabe se ele foi um vilão ou um bem feitor. A igreja entrou em prosperidade mas também, se tornou uma fé ecumênica e proselitista vindo a queda.
Mas entre altos e baixos, Deus esteve no controle, Ele nunca perdeu de vista a Comunidade dos santos que seria formada em meio aos desmandos da religião. Em um mundo imperfeito e pecaminoso, Deus usa todos os meios disponíveis para edificar a sua Igreja. E as portas do inferno não prevalecerá contra ela! Amém!
Amanhã entenderemos a função da igreja desde o Antigo testamento!
* Assunto ampamente discutido no livro, Avivamento, tempo de Colheita de Deus, do mesmo autor deste texto.
Um Shalom do coração do céu para vocês
Nenhum comentário:
Postar um comentário