Girolamo-Savonar |
SAVANAROLA
O estado da igreja
romana no meado do Século XV e a degradação da religião pelos papas é fato
incontestável na história; com o crescimento da corrupção moral do clérigo,
ele, Girolamo-Savonarola, após deixar Florença por causa do desprezo por ser um pobre
orador, voltou dez anos depois e quando viu o nível desprezível de vida dos
lideres religiosos, decidiu aproximar-se mais de Deus e do estudo da palavra,
por volta do ano 1470, com oração e jejum iniciou o trabalho de reforma da
Igreja em Florença, com habilidade impediu uma guerra contra a França do
Púlpito. Miliano diz: Nos dias em que o superior de S. Marcos pregava, as ruas
ficavam quase desertas; as casas, as escolas, e as lojas eram fechadas. Nenhuma
canção obscena era ouvida, mas sim cantavam-se alto ou baixo, cânticos de
louvor, salmos ou hinos espirituais. Vasta soma de dinheiro eram dadas como
compensação de dívidas antigas ou em virtude de ganhos ilícitos. As vestimentas
se tornaram mais sóbrias e modestas... Os convertidos não provinham somente de
classes inferiores, mas homens da mais alta fama nas artes, nas letras,
tornavam se os mais devotados sendo alguns deles honrados atualmente. Conta-se que em 1497, jovens seguidores do monge
saíram coletando tudo que era vaidade e incitava ao pecado e a queda moral:
espelhos, cosméticos, fotos obscenas, livros pagãs ou imorais, esculturas,
mesas de jogos, instrumentos musicais, roupas caras de mulheres e chapéus eram
entregues voluntariamente como arrependimento e confissão de pecado. Outros
objetos foram enviados e queimados todos na praça de Signaria em Florença. A
transformação no país foi tanta que os templos enchiam nas horas de oração.
Também a Bíblia era lida diligentemente. “A fama desse maravilhoso pregador
divulgou-se pelo mundo, por meio de seus sermões impressos, que o próprio
Sultão Turco ordenou que fosse traduzido para seu próprio estudo. Ele era o
arauto da reforma e seu interesse era simplesmente regenerar a fé cristã e é
claro que por essa razão entrou em conflito com o papa que insuflou a população
contra o homem de Deus que tendo a população contra ele deu liberdade para que
a igreja romana o matasse, em 1498.
A população logo após a sua morte percebeu o que fizera e arrependeu-se, a
própria igreja propôs canonizá-lo, Savonarola morreu, mas o seu avivamento não
desapareceu como a sua vida.
CHARLES GRANDISON FINNEY
O Avivamento dos
tempos de Finney varreu todo os estados do norte dos Estados Unidos. Neste
avivamento, grande parte da contribuição dos leigos se fez sentir e quase
apagou a atividade dos pastores.
O povo vinha quebrantado perguntando o que
deveriam fazer para serem salvo. As reuniões de oração
diária a partir de Boston cresceram tanto que em uma semana calculou-se
cinquenta mil conversões; depois Nova York, de onde contagiou todos os Estados
Unidos. Ainda nos diz Roselee e Stela Dubois: “Uma influência divina parecia
invadir a vasta região”. Calculou-se que durante esse avivamento, não menos que quinhentas mil almas foram convertidas.
Mais uma vez fala-se
de milhões de convertidos em avivamentos. Não devemos duvidar de que nos
avivamentos a ação do Espírito Santo é completa; a abrangência chegava aos
poderes governamentais; a ação e a assistência social era completa; as obras
evangélicas se multiplicaram, isso é a missão da igreja. A tarefa suprema da
igreja é a evangelização do mundo. Isso não quer dizer que devam se fechar para
outra atividades mas qualquer atividade deve visar o bem estar do homem no
sentido integral. Nas palavras de O. Smith, no livro ‘O Fogo Consumidor’, “um
avivamento começa com o povo de Deus, porque mais cedo ou mais tarde, se for um
genuíno avivamento resultará na salvação de almas.” E ele mesmo completa: “No
avivamento não se tem que insistir com homens e mulheres para serem salvos;
homens mulheres apelam a nós para que lhes mostremos o caminho da salvação,
pois que estão sob terrível convicção de pecado.”
Isso confirma o que que tenho defendido até aqui. Quando o Espírito Santo está a frente de um movimento, inicia-se incendiando o local e termina transpondo barreiras, primeiro muda a vida dos salvos para depois enchê-los de amor pelos perdidos. Assim Deus usa seus servos, mas de igual modo, age na vida dos pecadores, colocando neles alta convicção de pecado. No ano de 1895, em um avivamento na Irlanda pessoas se mostravam tão fracas que caíam no meio das ruas e horas depois ainda eram vistas lutando com Deus para que as salvasse. Tomadas por forte sensação de estarem descendo para o inferno; agora sentiam uma vontade de viver, viver só para Deus e nada mais importava. Nesse mesmo ano, outra vez no país de Gales foi incendiado com um avivamento que resultou em cem mil convertidos.
Isso confirma o que que tenho defendido até aqui. Quando o Espírito Santo está a frente de um movimento, inicia-se incendiando o local e termina transpondo barreiras, primeiro muda a vida dos salvos para depois enchê-los de amor pelos perdidos. Assim Deus usa seus servos, mas de igual modo, age na vida dos pecadores, colocando neles alta convicção de pecado. No ano de 1895, em um avivamento na Irlanda pessoas se mostravam tão fracas que caíam no meio das ruas e horas depois ainda eram vistas lutando com Deus para que as salvasse. Tomadas por forte sensação de estarem descendo para o inferno; agora sentiam uma vontade de viver, viver só para Deus e nada mais importava. Nesse mesmo ano, outra vez no país de Gales foi incendiado com um avivamento que resultou em cem mil convertidos.
D. L. MOODY
Henry Varley, um
amigo muito íntimo do Sr. Moody nos primeiros dias do seu trabalho, gostava de
contar como Moody lhe disse uma vez: “ainda está para ser visto o que Deus poderá
fazer com um homem que se consagre completamente a Ele.". E o Sr. Henry
Varley disse ao Sr. Moody: “Bem, eu sei quem é este homem.” O Dr Torrey, Ainda tentando explicar porque Deus
usou o Sr. Moody, deu sete razões, para não fugir do meu objetivo vou destacar
apenas duas das razões: um dos pontos era a paixão consumidora pelas almas. Ele
havia decidido logo após ter sido salvo, que não deixaria sua cabeça ignorar
por vinte quatro horas a necessidade de falar pelo menos com uma pessoa sobre a
condição da sua alma. A sua vida era muito ocupada, e às vezes ele esqueceria
da sua resolução até a última hora, e às vezes ele sairia da cama para falar
com alguém sobre a sua alma e da necessidade que tinha do Salvador. Sem
discriminar o mais simples do mais nobre ele falava com a mesma paixão para o
garoto na rua ou para o nobre nos palácios. Se nós tivéssemos a mesma paixão
pelas almas Deus não nos enviaria um avivamento?
Outro ponto para
destacar o porque Deus usou Moody? Foi ele ter sido dotado do poder do alto,
por ser um homem de oração ele conheceu um batismo muito definido e claro como
o Batismo no Espirito; O enchimento do Espirito, como é mais conhecido por
outros e ele não teve nenhuma duvida sobre isso. Conta-nos ainda o Sr. Torrey,
que era amigo intimo de Moody: Nos primeiros dias do seu trabalho para Deus,
ele tinha um grande desejo de fazer algo, mas ele não tinha nenhum real poder.
Ele trabalhou muito em grande parte na energia da carne.
Mas haviam duas
mulheres humildes da Igreja Metodista Livre que ingressaram nas reuniões dele
no Y.M.C.A. Estas duas mulheres viham ao Sr. Moody no fim das sua reuniões e
diziam: “Nós estamos orando por você!” Finalmente, irritado o Sr. Moody lhes
perguntou numa noite: “Por que vocês estão orando por mim? Por que vocês não
oram pelos não salvos?” Elas responderam: “Nós estamos orando para que você
receba o poder.” O Sr. Moody não sabia o que isso significava, mas ele começou
a pensar nisto, e então se dirigiu às duas mulheres e disse: “Eu desejo que
você me contem o que vocês querem dizer!” e elas lhe falaram sobre o batismo
definido com o batismo no Espírito Santo. Então ele pediu que elas orassem com
ele.
E ele não somente
orou com elas, mas também orou sozinho. E quando estava um dia em Nova York, no
meio da agitação daquela cidade o poder de Deus veio sobre ele de tal maneira
que teve que se dirigir apressadamente à casa de um amigo, onde ficou num
quarto sozinho por horas enquanto o Espírito enchia a sua alma de tal alegria
que ele chegou a pedir a Deus que retirasse a Sua mão dele, porque ele acabaria
morrendo naquele lugar tal era intensidade do poder que lhe havia tomado.
Ele saiu daquele
lugar revestido com o poder do Espírito Santo, e quando ele chegou a Londres,
tal era o poder de Deus na sua vida que centenas foram acrescentados às
igrejas, e foi isso que o conduziu a ser convidado para as campanhas que se
seguiriam nos anos posteriores da sua vida.
No Norte de Londres, uma senhora deficiente orava para o Senhor mandasse Moody
para que através dele sua igreja fosse avivada. Moody sem saber, visitou aquela
igreja e passou dez dias. Houve tal avivamento que quatrocentas pessoas se
converteram. Lugares onde não acreditavam que houvesse resultados, as multidões vinham e ali
haviam muitos convertidos. Em uma cidade de nome Edimburgo, houve uma
preparação por dois meses e o resultado foi três mil convertidos. Em Manchester
três mil pessoas ouviram de Jesus, doze a quinze mil se reuniram para ouvir do
evangelho em Birmaniano Ele realizou duzentas e oitenta e cinco reuniões em
Londres com nada menos que dois milhões e meio de pessoas. Mas a obra continuou
em Londres, Escócia e Irlanda por onde Passou.
Um total de quientas
mil preciosas almas ganhas para Cristo, é o cálculo da colheita que Deus fez
por intermédio de seu humilde servo, Dwight Lyman Moody. O maior homem do
século XIX, era como considerava, com razão, R. A. Torrey, que o conheceu
intimamente. Com isso queria dizer que ele, Moody, foi o homem mais usado por
Deus para ganhar almas. Não é exagero dizer que, hoje em dia, muitas décadas
depois de sua morte, os crentes se referem ao seu nome mais do que a qualquer
outro nome depois dos tempos dos apóstolos.
CHARLES HADDON SPURGEON
Outro que merece
destaque é Spurgeon, também conhecido como príncipe dos pregadores, filho do
pastor Tiago Spurgeon que fugiu da Espanha com sua família na época da
inquisição. Um dos tristes período da história da cristandade, onde outra vez o
romanismo envergonha com as suas atrocidades; sob o reinado do Imperador Carlos
V, um número muito elevado de crentes foram queimados nas praça outros
enterrados vivos. em 1567, Felipe II, filho de Carlos V prometeu que ainda que
custasse a própria vida, varreria de suas terras, todos os protestantes e como
prometeu, iniciou pelos países baixos chegando a mandar para morte dezoito mil
pessoas, antes de sua morte.
Por esta razão
milhares de crentes fugiram para a Inglaterra, e entre estes estava a família
spurgeon. A história de Charles Spurgeon é marcada por um compromisso com Deus
e com as almas que pereciam. Sua decisão foi tomada no dia 19 de Junho de 1834
em uma pregação de um sapateiro Metodista inculto e o Espírito naquele dia
falou como que apenas para ele. Baseado no tema:“Olhai para mim e sereis
salvos, todos os confins da terra!”. Spurgeon disse: “Eu olhei para Deus e Ele
olhou para mim e desde então somos um para sempre.” Com um pouco mais de
dezessete anos começou a pastorear em Wather beach, viu a Igreja crescer
consideravelmente, depois de dois anos, foi chamado para pregar em Park Street,
em Londres e lá havia um grupo que orava incessantemente por um avivamento, O
templo comportava mil pessoas mas congregava ai um numero irrisório, mas
aqueles crentes buscava algo especial, buscava um avivamento glorioso vindo da
parte de Deus. No princípio pregou para poucos ouvintes, mas a benção de Deus
estava se movendo a favor das preces feitas naquele lugar e as orações eram tão
intensas e fervorosas que tocara o céu e o poder de Deus sobreveio de tal
maneira que o templo encheu e a princípio foram salvas dezenas de almas. E sob
seu ministério aquele prédio não mais comportava as multidões que chegou a
cifra entre cinco a nove mil pessoas, as ruas se enchiam de almas para ouvir o
pregador de apenas dezenove anos.
O tempo de ampliação
do auditório não acompanhou o crescimento do grupo a ponto de quando terminar a
ampliação, a quantia já superava em milhares o número de acentos disponíveis no
novo templo. A história nos conta que o maior auditório de Londres, o Surrey
Music Hall foi alugado para comportar a igreja de Park Street Chapel, quando a
notícia sobre a inauguração correu, horas antes do culto multidões se dirigiram
para lá para encontrar lugar; um auditório com capacidade para doze mil
pessoas, estava lotado e mais dez mil pessoas assistiram ao culto do lado de
fora porque não havia lugar. E que dizer do Metropolitan Tabernacle que foi
construído para as reuniões com Spurgeon e cerca de cinco mil pessoas enchiam o
templo e a cada três meses ele pedia que aos crentes que estiveram lá nesse
período que se ausentassem nos próximos três meses para que outros pudessem
ouvir de Jesus e assim os crentes faziam, mas o templo era superlotado outra
vez por outras pessoas avidas por ouvirem de Jesus.
Em um domingo, ele
usou tais palavras:
- “Orem por mim, para
que o Espírito de Deus repouse sobre mim, para que eu possa interceder por
vocês por um pouco mais com toda a minha força, procurando exortá-los afim de
que possam ter um avivamento semelhante no meio de vocês”.
A decadência
espiritual era alarmante e a Inglaterra precisava de um avivamento urgente para
que a estrutura religiosa não ruísse de vez. Por isso ele exortava com tais
rogos a seu favor, continuando sua mensagem ele disse:
“Oh prezados irmãos,
O que este coração sentiria se eu pudesse apenas crer que há apenas alguns
entre vocês que iriam para casa e orariam por um avivamento da religião –
Homens cuja fé é grande o suficiente e cujo amor é suficientemente abrasador
para levá-los daqui em diante a interceder incessantemente para que Deus se
manifeste em nosso meio e faça coisas tremendas aqui, como nos tempos das
primeiras gerações”
Esse é o trabalho
pastoral, um pastor não pode esquecer de exortar sua congregação a orar;
exortá-los a clamar sempre por um avivamento. A oração de Spurgeon alcançou
toda a Inglaterra e até hoje os traços de sua existência marcam a história da
Igreja. Ele nos conta que os tipos mais desprezíveis e desprezáveis eram
impelidos a orar e arrepender-se de seus pecados, e se procuravam fugir,
bebendo ou blasfemando de Deus, o Espírito Santo os levavam a caírem de joelhos
clamando a Deus por misericórdia. Escolas e Orfanatos foram fundados por Spurgeon no avivamento da Inglaterra.
Muitos outros
avivamentos aconteceram, e em todos eles o resultado era sempre muitas almas
convertidas aos pés do Senhor Jesus. Uma unção fluía destas vidas e no abrir de
suas bocas, coisas maravilhosas aconteciam.
JOÃO CRISOSTOMO
João Crisóstomo, o
“Lábios Dourado”, quando pregava, a igreja era invadida por ouvintes atentos
que eram tomados por uma êxtase; irrompiam em palmas e bater dos pés.
Incontáveis foram as conversões naquela época. Podemos falar Zwinglio entre os suíços, Calvino em Genebra e o que Deus fez
através deles, homens que eram como tochas no meio de “restolho secos”
A partir dos grandes
reavivamentos na Europa surgiu o interesse pelas missões.
O século XIX foi de
grande desenvolvimento para a igreja cristã.
Não vamos descrever aqui a história das missões cristãs deste século, mas vamos
abordar para nível de informação alguns avanços feitos.
Na Inglaterra, que já
teve duas sociedades missionárias, as Igrejas livres que se expandiram por
causa dos avivamentos na Europa, Batistas, Congregacionais, Metodistas,
Presbiterianos, Sociedade dos amigos e outras comunidades menores que
explodiram em número; todas elas tinam importantes agências missionárias,
muitas agências interdenominacionais sustentaram trabalhos missionários para a
distribuição de Bíblias e literaturas para a China, Índia, Japão e África.
Estes movimentos eram grandes e cresceram ainda mais com o reavivamento
missionário. Na Inglaterra começou o movimento missionário moderno entre os
séculos XII e XIX.
Eram muitas e imensas
as sociedades inglesas para a obra de missões. Também como resultado dos
avivamentos iniciou-se na Escócia a obra missionária, nenhuma outra foi tão
arrojada por ser tão generosamente mantida e bem dirigida. A Alemanha sentiu os
reflexos do reavivamento da Inglaterra. Partindo da sociedade Basileia, logo
seis outras estavam funcionando e uma delas começou logo a enviar missionários
para a Holanda que mais tarde também já tinha algumas sociedades. Já o protestantismo francês já tinha também as
suas organizações missionárias e quase trinta anos depois na Suíça e mais
alguns países escandinavos, algumas organizações missionárias já atuavam lá.
É surpreendente as
conclusões que chegamos quando estudamos sobre os avivamentos, a durabilidade e
a qualidade dos resultados dos desses despertamentos, nos lugares onde o
Espírito é derramado sobre as pessoas. Carriker faz menção da permanência dos
frutos no livro de Atos, quando os três mil convertidos na primeira pregação de
Pedro perseveraram.
Ele mesmo nos conta dos convertidos na Polinésia ocidental, 1811, mais de um
milhão de convertidos praticantes; isso nos primeiros noventa e seis anos de
evangelho naquele país. Nenhum outro resultado se comparou a esse em alcance
geográfico. Tudo isso porque o Espírito Santo é quem realiza a obra missionária
através de nós. Carriker assevera que “podemos dizer que o Espírito Santo
garante o sucesso missionário no mundo”. Longe desse princípio, seremos apenas uma empresa de
turismo ou uma agência de empregos, onde os resultados se resumem a satisfação
dos seus clientes. Contudo, se o trabalho é feito na unção do Espírito, a
presença do servo de Deus evidencia a existência de um Deus vivo, poderoso e
presente; assim a verdade do evangelho é evidenciada. Thomas Hoover diz: “A
evangelização do mundo baseia-se em dois fatos: primeiro, a ressurreição de
Jesus e segundo, o derramamento do Espírito Santo. Estes dois fatores estão
ligados intimamente. É somente pelo poder do Espírito que o crente e a Igreja
podem anunciar as boas novas da vida em Jesus Cristo, aquele que salva o pecador
arrependido e o coloca na família de Deus.”
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