Traduzido abaixo! cbn.com/cbn news
Na Bíblia, Deus promete ao povo judeu uma terra que mana leite e mel. Enquanto a representação é vista como um sinal de abundância, é também literal.
"Na verdade, a expressão leite e mel é tão relevante que é usada 20 vezes nas escrituras", explicou Moshe Kempinsky, autor e co-proprietário da loja Shorashim da Israel bíblica.
Mas quando o povo judeu retornou de 2.000 anos no exílio, eles encontraram uma terra estéril, um deserto.
"Deus disse: 'Eu vou fazer algo milagroso", Kempinsky acrescentou. "Eu vou criar uma terra que, apesar das questões climáticas não serem favoráveis, será uma terra preenchida com as tâmaras e mel, e também com o leite para que você saiba que ... nesta terra nada nasce ou floresce, exceto quando é de mim. '"
Abundância de Deus
Parece que Deus cumpriu essa promessa. Apesar dos recursos limitados, calor, humidade, a vaca israelense produz mais leite por ano que as vacas nos Estados Unidos, União Europeia e Austrália.
Ronen Gal gerência a produção de leite no Kibutz Yotvata, a maior instalação de ordenha de seu tipo no país.
"Somos considerados líderes na produção de leite no mundo", disse ele. "A produção de leite em Israel é muito inteligente. É tecnologia muito elevada."
E sobre o mel? A maioria aqui acredita que durante os tempos bíblicos, o mel provavelmente veio de tamareiras.
A botânica Dra. Elaine Solowey emigrou dos EUA e se estabeleceu não muito longe Yotvata em Kibbutz Ketura em 1974.
"Comecei aqui como chefe de pomar e é claro que foi meio engraçado, porque naquela época não tínhamos qualquer pomar aqui", Solowey lembrou.
"Nos primeiros anos eu comecei com o pomar de tâmaras ... que é o principal ramo agrícola do Kibbutz", disse ela.
Há dezenas de milhares de acres de tâmaras em Israel. Soloway plantou cerca de 3.000 deles.
Cada árvore produz cerca de 350 quilos por ano.
Soloway ainda conseguiu germinar uma semente de tâmara de 2.000 anos, encontrada por arqueólogos anos atrás em Massada. Apelidado de "Methusela," a árvore tem agora 5 anos de idade.
Produção mundial renomada
As tâmaras e as palmeiras foram importantes nas escrituras, a partir delas esta área ficou conhecida em todo o mundo antigo.
"Os romanos não tinham nada agradável para dizer sobre os judeus, exceto que eles tinham tâmaras excelentes", disse Solowey. "Seus imperadores tinham o hábito de comprar tâmaras da Judeia para comer."
Hoje, as tâmaras de Israel ainda são famosos em todo o mundo. Israel exporta cerca de 12 mil toneladas delas por ano para 20 países.
Soloway já está mais adiante das tamareiras buscando agora produzir vida no deserto.
"Eu estou a procura das árvores que amam viver no deserto, que se alegram em viver no deserto, não as que eu tenho que continuar a dar suporte para a sua vida", ela brincou.
"As árvores bíblicas, se elas cresceram aqui nos velhos tempos, por que não deveriam crescer aqui agora?" Solowey acrescentou.
"Nós replantamos incenso e mirra, que provavelmente tinham sido introduzidos na época do rei Salomão", continuou ela.
"De acordo com o que podemos dizer a partir de contos populares e da Bíblia, já houve uma árvore de incenso e árvores medicinais cultivadas aqui chamada de Bálsamo de Gileade", disse ela.
O incenso e mirra que trouxeram para Jesus eram provavelmente na forma de cristal.
A profecia cumprida
A profecia cumprida
De acordo com Kempinsky, o renascimento de árvores na terra é o primeiro sinal de redenção.
"Ezequiel 36.8 diz: 'Mas vós, ó montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir'", explicou. "Isso é uma coisa incomum, Deus contar para uma planta aquilo que ela estava destinada a fazer.
"Se Deus falou em Levítico:" Vai ser uma terra desolada quando eu os expulsá-lo ... mas cuidado, quando eu trouxer o meu povo de volta para casa. A terra vai surgir com flores e árvores e frutas. "Kempinsky adiciona.
Então, para Kempinsky, a cada tâmara que é comida e cada copo de leite que bebemos aqui é como uma profecia sendo cumprida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário