terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sua fé está no automático

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."  (Mat.5.20)
Shalom queridos
passei uns dias sem postar nada porque estou em viagem, mas hoje me senti assim motivado a isso. A dias tenho sido incomodado sobre esse texto. Queria chama-los a pensar no assunto junto comigo; Somos cristãos acima da média ou nos contentamos em viver o mínimo do que foi pedido? Entender o que é viver para Deus exige que nos despojemos de nossos cuidados com a vida, para que a justiça de Deus seja a nossa justiça!
Jesus estava dando conselhos práticos aos doze quando entrou no assunto do legalismo religioso. O fazer por fazer, viver de aparência e perder de vista o verdadeiro significado da fé! enquanto ele falava sobre o religiosismo e como o legalismo religioso tornou nula a lei, ele decide dizer algo do tipo: "A lei foi dada não para vocês se contentarem apenas em cumpri-la!" Aliás Jesus ia tratar desse assunto dizendo vá além do mero cumprimento, porque cumprimento cego da lei torná-o medíocre. (Mat 5.38-48). O legalista perde a noção do verdadeiro sentido da fé. O legalista se contenta em estar na igreja uma ou duas vezes na semana, o adorador permanece eu culto diário. O medíocre não cultua se algo na igreja não o agrada, fica em casa e morre isolado.

O legalista fariseu, o medíocre no entendimento substitui fé por religiosismo; cumpre o que lhe foi imposto e se sente na média dos que poderão ser salvos. Assim só é um crente no domingo ou quando lhe convém. Fora disso, é o pior dos cidadãos, é o pior dos ímpios, é o pior pai, pior filho, pior tudo.
Os fariseus perderam a noção da fé porque a religião se tornou o seu meio de vida. ligaram o automático da fé, deixaram a religião no piloto automático e foram viver suas vidas. Todas as vezes que o homem liga o automático da sua vida ele se perde da rota. Isso acontece com o político cristão que perdeu a visão do por quê está na política, acontece com o comerciante que esqueceu que a bênção do Senhor é que enriquece, acontece com o pastor que perdeu a visão ministerial. O ser humano tem uma inclinação defeituosa que é para o pecado. Quando você liga o Cruiser de seu carro, se houver um defeito na direção, você morrerá porque ele te levará para um precipício a toda velocidade. Se sua fé está no automático, com o defeito natural do pecado na carne que todos temos, irá descontrolado para o abismo!

O sustento diário unido a vaidade leva o homem a esse erro. Paulo vai chamar isso de concupiscência e soberba, o que seria desejos e vaidade. (1 Jo.2:15-17) Precisamos lembrar que nosso sustento vem de Deus. Promoção não vem do seu patrão, progresso não vem de governo, saúde não vem do sistema de saúde. Prosperidade não vem do seu trabalho diário, embora seja bênção o trabalhar, mas não esqueçamos que Deus é quem dá a chuva ao que semeia (Deuteronômio 11:14)

De onde vem seu sustento? Sua fé está ligada no piloto automático, tem perdido a dimensão da fé e vivido na margem do legalismo. nivelado sua vida pelo mínimo exigido? Jesus disse que se a sua fé não for maior que a dos medíocres legalistas e superficiais, o reino de Deus não é para você. O Reino de Deus é para quem paga o preço da fé, é conquistado por força e mortes diárias!

Deus seja a sua porção diária hoje e sempre.

2 comentários:

  1. Olá,Shalom !!!
    Vc tem razão, muitos crentes aprisionaram Deus dentro da Igreja e são benevolentes pois o visitam todo domingo no culto.
    Essa semana escutei de um missionário o termo: "Crente crônico". Faz sentido não é???
    A hipocrisia reina entre nós, devemos afasta-la do nosso meio.
    Bom regresso !!!
    Abraços
    t mais

    ResponderExcluir
  2. Amém Gideon, essa mensagem me faz refletir a respeito do meu relacionamento diário com Deus.
    Forte abraço

    ResponderExcluir