sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Segundo João, quem era Jesus?

Estudo no Evangelho de João Capítulo 1: 1-20
Prólogo do evangelho
Esta parte notável e profunda não é um mero prefácio ou introdução, é um somatório de todo o livro.
1) No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
O restante do Evangelho de João vai lidar com os temas da identidade da Palavra; com a vida, a luz, regeneração, com graça, verdade e revelação do Pai em Jesus.
A origem da Palavra (Logos)
2) Ele estava com Deus no início.
No início refere-se à eternidade intemporal de Gênesis 1:1 - "Quando começou o início, a Palavra já estava lá" - a palavra antecede o tempo ou criação. Ele não é apenas o começo, mas o começo do começo.
Contrário ao ensino da maioria das seitas, Jesus não foi o primeiro ser criado. Ele já estava presente no início. Ele sempre existiu.
Palavra aqui é a palavra grega Logos, um conceito com raízes rico em pensamento judeu e grego. Rabinos judeus usaram muitas vezes referindo-se a Deus, especialmente em Sua aspectos mais pessoais, em termos da sua palavra - como "a palavra de Deus".
Exemplo: Os Targums traduziram  Êxodo 19:17 (Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus) para "Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro da Palavra de Deus".
Os filósofos gregos viram o Logos como o poder que coloca sentido no mundo, faz o mundo ordenado em vez de caótico, o poder que vai definir o mundo em perfeita ordem e que o mantém indo em perfeita ordem - a razão última que controla todas as coisas.
João diz aos judeus e gregos: "Durante séculos foi falado, pensado, escrito sobre a Palavra (o Logos), agora vou dizer-lhe quem Ele é". Ele está reunido atendendo tanto judeus como gregos, explicando sobre o Cristo em termos que eles já têm acesso. Hoje, podemos explicar Jesus da mesma forma - Ele é o melhor presidente, cientista, psicólogo, chefe, amigo que todas as pessoas podem conhecer do dia-a-dia.
A Tradução do Novo Mundo (TJ) diz sobre "O Verbo era Deus", ... era "foi um deus" nem vale a pena discutir como uma tradução viável de João 1:1 !Não é apoiado por qualquer estudioso respeitável grego. João nos diz claramente a Palavra é eterna, a Palavra é Deus, e a Palavra tem comunhão com Deus.
. . . E o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
A palavra hebraica para Deus em Gênesis 1:1 é "El”. Ser 'singular,’ ‘Ella’ dual, 'Elohim' é três ou mais, o uso do “Elohim" em Gênesis dá-nos a dica sobre o mistério da Santíssima Trindade - aqui ilustrado por João.
 
O trabalho e a natureza da Palavra O Verbo de Deus.
 
3) Por meio dele todas as coisas foram feitas e sem ele nada foi feito que tem sido feito.
 4) Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5) A luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a compreenderam.

A Palavra criou todas as coisas criadas, portanto Ele sem princípio (como Paulo diz em Colossenses 1:16 ).
A Palavra é a fonte de toda a vida (Zoë, o princípio da vida, e não bios, mera vida biológica) e luz (falando de luz espiritual assim como a luz natural). Sem Jesus, estamos mortos e na escuridão, curiosamente, o homem tem uma aversão inata (medo) pela morte e pelas trevas.
A palavra grega traduzida 'compreender' pode significar tanto  'apagar' como  'entender'. Ambos os significados são aplicáveis ​​neste versículo, pois a escuridão não pode entender  nem apagar Jesus. Durante três horas, a terra ficou escura quando parecia que a Luz do mundo foi extinta ( Mateus 27:45 ). Mas três dias depois, ele estava de volta - para brilhar em nossos corações como a brilhante Estrela da Manhã ( Apocalipse 22:16 ), o sol nascente das alturas ( Lucas 1:78 ).
Não compreender pode também ser superada, a luz não pode perder; a escuridão nunca vai superá-lo.
 
A revelação da Palavra
 
6) Houve um homem que foi enviado de Deus, seu nome era John.
 7) Ele veio como testemunha para que testificasse da luz, para que através dele todos os homens cressem.
 8) Ele próprio não era a luz, mas veio apenas como um testemunho da luz. 9) A luz verdadeira que ilumina todo homem estava no mundo.
10) Ele estava no mundo, e embora o mundo foi ter sido feito por ele, o mundo não o reconheceu.

 11) Ele veio ao que era seu, mas os seus não o receberam.
 12) Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus-
13) os quais não nasceram do sangue, nem da decisão humana ou será um marido, mas de Deus.

João dá testemunho da Luz, levando as pessoas a crença.
Aqui, o apóstolo João nos apresenta João Batista. Como um profeta, João Batista falou para as pessoas em nome de Deus. Como sacerdote ( Lucas 01:05 ), ele falou a Deus em nome do povo. Isso é o que o ministério tem tudo a ver. Ministério é profético e sacerdotal - falar com as pessoas sobre Deus e falar com Deus sobre as pessoas.
Alguns rejeitaram esta revelação, outros receberam e, assim, tornou-se filhos de Deus (eles nasceram de novo, regenerado).
 
"Verdadeira Luz" (o exemplo de um holograma): A Bíblia é como um holograma. Toda doutrina chave está espalhada por toda a Escritura. É a evidência de desígnio sobrenatural ... a informação é distribuída sobre todo espaço disponível
... imune a interferências hostis.
... não tinha aparência nem formosura.
. . . que todos os homens cressem por meio dele.
Deus não quer que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento ( II Pedro 3:9 ). O desejo do coração de Deus é que nem uma pessoa morra sem conhecê-Lo. Você sabia que nosso Senhor está loucamente apaixonada por estes e deseja que todos sejam salvos? Eu, pessoalmente, rejeito o ensinamento ultra-calvinistas, que diz que Deus já determinou alguns nascem para ser condenado. A Escritura diz que João foi enviado para dar testemunho de que Jesus era Filho de Deus par que todos cressem por meio dele. A palavra all em grego é interessante. Significa 'tudo'!
 
No final do tempo, ninguém será capaz de dizer: "Não é justo, Deus. Eu não tive a oportunidade de conhecer a verdade sobre você." Não, a luz veio, e ilumina todo homem que vem ao mundo. Romanos 1 nos diz que a criação que nos cerca é um testemunho da realidade de Deus, e que nossa consciência dentro de nós verifica Sua verdade. Salmo 19 diz que os céus proclamam a glória de Deus, e que não há nenhum lugar na terra onde a sua voz não é ouvida. Assim, se um homem olha para o céu, em torno na criação, ou dentro de seu próprio coração, ele é deixado sem desculpa em relação à existência de seu Criador. Todo homem sabe inatamente, intuitivamente que há um Deus. Acredito firmemente que, se há alguém na mais escura região da África, na mais terrivel fome ou sêde e eu creio que a pior necessidade humana é a fome e sede de conhecimento de Deus - no íntimo de cada um, eles sabem que há um Criador, percebem que deve haver um Redentor, e Deus fará o que for preciso entrar em contato com eles. Ele pode optar por falar com ele através de um anjo, um milagre, ou por meio de mim ou de você.

Eu acho interessante ouvir as pessoas dizerem: 'Bem, e sobre o cara na Amazônia, ou no Congo, ou nas selvas remotas da Nova Guiné? Deus não pode julgá-lo. Deus não pode enviar uma pessoa para o inferno que nunca ouviram o Evangelho. " Se você se sente assim, eu tenho uma palavra para você: Vá! Verdadeiramente, se você estiver preocupado com as pessoas perdidas e habilidade de Deus para alcançá-los, não fique aqui a discutir as ramificações da predestinação. Vá dizer-lhes que Jesus morreu por eles! Você pode ser o mensageiro que o Senhor quer utilizar para alcançar aquele que está à espera de ouvir do Evangelho.
 
Seu avô pode ter sido um cristão incrível, e você pode ter quatorze pregadores em sua árvore de família. Mas, de acordo com este versículo, nada disso faz um pouco de diferença, porque o nascimento na família de Deus não é geneticamente transmitida através da hereditariedade. Não tem nada a ver com sangue, Por isso Jesus veio ao mundo.
 
O Verbo se fez carne...
 
14) O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, a glória do Único, que veio do Pai, cheio de graça e de verdade.
15) João testemunha a respeito dele.
Ele grita, dizendo: "Este era aquele de quem eu disse:" Aquele que vem depois de mim já ultrapassou-me porque estava diante de mim. "  
16) A partir da plenitude de sua graça todos nós recebemos uma bênção após o outro.  
17) Porque a lei foi dada por Moisés, a graça ea verdade vieram por Jesus Cristo.
18) Ninguém jamais viu a Deus, mas Deus Único e Só, que está no seio do Pai, deu a conhecer.
 
Esta é a afirmação mais surpreendente de João até o momento, proporcionando um choque para ambos pensamento judaico e grego.
Os gregos tinham uma visão geralmente baixa de Deus, para eles, João diz que o Verbo se fez carne, os judeus tinham uma visão geralmente proibitivo de Deus, para eles, João diz que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Lembre-se que João testifica isso como uma testemunha ocular, assim como João Batista testificou.

Aguardem a continuação dessa Revelação de Deus para nós!

Um comentário:

  1. Olá, shalom !!!
    Estou aqui para parabenizar o teu trabalho, tua disponibilidade e generosidade perante ao PAI é algo que admiro muito e isso faz-me tua seguidora.
    Eu li tuas postagens, é material para muitos estudos e reflexões, como vc diz eu ainda sou do maternal, tomo leite...rsrs.....vou questiona-lo mais tarde!! Me aguarde.
    Até a próxima.
    Bjs, fica na Paz.

    ResponderExcluir