terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quem é Jesus?

Durante esses três dias, tenho apresentado estes estudos no Evangelho de João; Uma fonte de conhecimento para quem quer conhecer Jesus. E como os que andaram com Ele, o viam. Vejamos portanto a última parte:

João Falou tanto no Messias prometido por Moisés e agora finalmente ele o avista. Vejamos o texto de João1: 29 em diante:

29) No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha para ele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
30) Isto é o que eu quis dizer quando eu disse: “Um homem que vem depois de mim ultrapassou-me porque estava diante de mim.”
 31) Eu não o conhecia, mas a razão que eu vim batizar com água era que ele fosse manifestado a Israel.  
32) Então João deu este testemunho: "Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e permanecer sobre ele”
33) eu não teria conhecido ele, exceto que aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'A. homem sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é aquele que vos batizará com o Espírito Santo '.
34) Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus. "

No alvorecer do Seu ministério, Jesus é saudado com palavras que lembra de seu destino - Sua agonia sacrificial na cruz pelos pecados da humanidade.
 
João Batista dá o seu testemunho solene: este Jesus é o Cordeiro de Deus, o Cristo, o Filho de Deus. Ele é o Filho, no sentido mostrado em  João1:18 - Aquele que o Pai perfeitamente declara sua filiação.
 
Este evangelho enfatiza o papel de João como testemunha, não como um batizador.
Testemunhas dão testemunho a respeito do que viram e ouviram, em um esforço para estabelecer a verdade - além disso, eles são confiáveis, e não fala de boatos.
 
Testemunhas não são neutros - são comprometidos com a verdade do que viram e ouviram, eles são testemunhas confiáveis perante a autoridade.
 
O testemunho dos primeiros discípulos:
Dois dos discípulos de João, o que batizava (André e, provavelmente, João) agora passam a seguir a Jesus:

35) No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos.
36) Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! "
37) Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.
38) Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: "O que vocês querem? " Eles disseram: "Rabi", ( que significa Mestre ), "onde estás hospedado? "
39) Respondeu ele: "Venham e verão". Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia.
40) André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus.

Não há muitos pregadores que são tão piedosos e altruístas como João, desta forma, dispostos a dar seus seguidores a Jesus livremente.
 
Os discípulos de João trocaram sua fidelidade a Jesus Cristo, vemos João como um verdadeiro ministro do Evangelho, sua pregação não era para atrair as pessoas para si mesmo, mas para empurrar as pessoas para Jesus. Essa precisa ser a finalidade do seu serviço também hoje. Quando você fala com as pessoas, seu foco não deve estar na denominações ou personalidades, ou ainda atrair as pessoas para si mesmos e seus dotes. Sua intenção deve ser sempre a de empurrar as pessoas mais perto de Jesus.
João se lembra da hora exata que ele conheceu Jesus!
Simão Pedro é trazida a Jesus por seu irmão André
   
   41) O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" ( isto é, o Cristo ).
   42) E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas"     ( que significa Pedro ).
É da natureza cristã que aqueles que experimentaram conhecer a Jesus, desejar compartilhar sua experiência com os outros.
 
Novo nome de Simão (Cefas ou Pedro, ou seja, Pedra) é um nome profético do homem novo que ele ai Ser em Cristo.
 
“Simão, você é tão estável quanto a areia na praia”, disse Jesus. ‘Mas eu vejo em você potencial, eu vejo em que você se tornará. É por isso que eu estou mudando seu nome para Cefas, ou ‘Pedra’. Fique comigo, Pedro, e você verá as mudanças incríveis que irão acontecer em sua pessoa.”
Observe agora o testemunho de André: 
Jesus é o Messias
 
Jesus chama Filipe para segui-Lo 
43) No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: "Siga-me".
44) Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida.

Natanael supera preconceitos para seguir a Cristo.

45) Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José".
46) Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? " Disse Filipe: "Venha e veja".
47) Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade".
48) Perguntou Natanael: "De onde me conheces? " Jesus respondeu: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar".
49) Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! "
50) Jesus disse: "Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! "
51) E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem".
Depoimento de Filipe: este é o único profetizado.

Em vez de discutir contra o preconceito de Natanael, Filipe simplesmente o convida para  ir ao encontro de Cristo e ver  por si mesmo.
É possível que Natanael gostava de orar e meditar as Escrituras, sob a sombra de uma figueira real, mas debaixo da figueira foi uma frase usada pelos rabinos para descrever as meditações sobre as Escrituras.
 
Depoimento de Natanael: este é o Filho de Deus, o Rei de Israel. 

Jesus promete-lhe coisas maiores - como a salvação n'Ele, que é a escada de ligação entre o céu e a terra. “Pense em sua história, Natanael",  disse Jesus. ‘A passagem que você estava lendo é sobre mim.’ Eu sou a escada entre os céus e a terra. Eu sou o Caminho para a eternidade. Através de mim os anjos sobem e descem".
 
Note que Jesus disse “Subindo e Descendo”. A maioria das pessoas pensam que os anjos vivem no céu, descem à terra, ocasionalmente, voam ao redor um pouco, e depois voltar para o céu. Não é verdade. Os anjos são espíritos ministradores atribuídos aos santos, para igrejas específicas e para determinadas regiões do mundo (Atos 12, Apocalipse 2:1 e Daniel 10). Terra é a sua morada. Eles podem ir para o céu, mas o seu principal local de residência é com a gente, com esta igreja, com várias nações. Assim, a ordem das palavras aqui é significativa. Sim, os anjos sobem aos céus, mas eles sempre descem de volta à Terra.
 
“Eu sou a Escada, Jesus disse a Natanael e” a partir desse momento, Natanael o seguiu.
 
Porque Filho do homem?

Não era uma alusão ao homem perfeito ou ideal, mas uma referência a Daniel 07:13 -14, onde o rei vindo da Glória, virá para julgar o mundo, ali ele é chamado o Filho do Homem. Jesus usou este título muitas vezes no seu dia, porque era um título messiânico livre de sentimento político e nacionalista (ao contrário de "Rei" ou "Cristo").
Vimos então, quatro maneiras de vir a Cristo:
  • André: veio por causa da pregação de João.
  • Pedro: veio por causa do testemunho de seu irmão.
  • Filipe: veio como resultado do chamado direto de Cristo.
  • Natanael: veio ao superou seus preconceitos pessoais para ter um encontro pessoal com Cristo.
Quem é Jesus?
Quatro pessoas testemunham em João capítulo 1:
  • João Batista: Jesus é eterno, Ele é o homem excepcionalmente ungido com o Espírito Santo, o Cordeiro de Deus, o Filho único de Deus.
  • André: Jesus é o Messias, o Cristo.
  • Filipe: Jesus é aquele profetizado no Antigo Testamento.
  • Natanael: Jesus é o Filho de Deus, eo Rei de Israel.
E para você, quem é Jesus Cristo?

Estudos Baseados no Evangelho de João traduzidos da Koinonia House. Dr.Chuck Misler.

2 comentários:

  1. João, Pedro, André, Filipe e Natanael, todos seguiram Jesus, por chamados diferentes, mas estavam ao lado dele.
    Vc questiona: E para vc, quem é Jesus Cristo???
    Para mim ele é meu Pai, Irmão, Melhor amigo, meu guia, minha salvação, meu tudo !!!
    Muitos viveram ao lado dele e mesmo assim duvidaram da verdade, muitos necessitavam de provas o tempo todo de que ele era o Messias e nós???? Já percebeu que o amamos sem nunca ter visto ele, ter sentado ao lado, nunca escutamos sua vóz!! Pra nós é mais dificil assimilar esse processo todo ou nosso coração aliado a nossa humildade torna td mais fácil????Como vc define essa vivênca??? Bjks

    ResponderExcluir
  2. Querida Irmã ana. Pela fé o nosso relacionamento com Jesus é tão pessoal como o foi para os seus discípulos. Na verdade a existência de Jesus transcende a sua forma corporea. Ele é eterno, ele é o espírito da verdade, ele está aqui conosco. Ou aprendemos a vê-lo vivo aqui hoje, ou nossa amizade com ele será distante e impossoal! conversaremos mais ainda sobre isso!

    ResponderExcluir