domingo, 14 de agosto de 2011

Um Reino de Reis Servos.


Shalom amados, 
Existe um natureza real no ser humano. Caímos da nossa posição mas não perdemos alguns atributos dados por Deus como lemos em Gen.1:26, temos poder e autoridade para dominar sobre a natureza criada! Essa realeza está latente em nós, encubada e se debatendo para ser livre dentro de nós! Em João 1:11-13. Está escrito que Ele veio para os seus, mas esses não o receberam, Mas a tantos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Em que consiste esse poder? Qual a mensagem de Jesus? Arrependimento! Arrependei-vos porque o Reino de Deus chegou! Mas os seus supostos súditos não receberam a mensagem. Em Lucas 19: 12-15 tem uma figura clara do que eu estou falando. Ao ler, deverá perguntar: Porque um rei ia tomar um reino para si no verso 12? Para responder a essa pergunta, terá que retornar ao verso 10. O rei havia perdido parte de seu reino. Jesus nessa parábola conta sobre nós e nossa queda.  Veio para os seus, mas os seus não o receberam. Que rebeldia desses cidadãos, “Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.” Para entender essa parte, vamos voltar a Lucas, que é o único que cita esse verso 14, do Capítulo 19 do evangelho de Lucas; João não é específico em detalhes, mas Lucas deu-nos uma chave preciosa. Com suas Bíblias abertas, veja que o verso 14 está desconexo na narração, para ver que o texto não tem conexão, o Espírito Santo me levou a ler os versos 13 e o 15 e seguintes, mas Pai: Quem eram esses cidadãos? Hum! E agora? Outra vez senti-me impulsionado a ver o verso 10 e lê-lo junto com o verso 14, vamos fazer isso? Wow, bingo! Aleluia! Jesus veio a terra tomar de volta o reino que havia perdido, preciso dizer onde era a terra remota ou distante? Para tomar um reino! Se entendermos pelo verso 10, diríamos, tomar de volta um reino!

Eu diria que Lucas 19: 12 em diante, é um texto contando 2 vezes a mesma história; versos 10-14 fala sobre Jesus vir a terra resgatar seu reino, versos 15 em diante, fala outra vez o Rei vindo buscar contas de seus súditos. Em um, os súditos mandam representantes oficiais, com poder para falar por eles e dizer que não o quer reinando sobre eles. Mas a tantos quanto o receberam deu – lhes poder de serem chamados filhos de Deus. Mas porque poder como lemos no texto de João 1-11-13? Poder. Não foi direito nem autoridade mas Poder. Ah! Vamos voltar lá em Lucas e ver o que tem haver esse poder a ver com os cidadãos do reino.
Verso 13 diz Que o rei deu 10 minas a 10 servos e disse: negociai até que eu volte! Porque ele falou 10 para 10? 10 é o número da totalidade, complitude. Deus pegando todos os seus servos e abrindo todos os seus tesouros. Vocês lembram que eu falei que que o rei cunha a sua face na moeda e a moeda é riqueza real? Isso nos faz entender porque uma moeda não é aceita em outro país para negociar abertamente.  A moeda é tesouro nacional. É poder da nação dado aos cidadãos. É poder do rei dado para que as pessoas comprem e vendam. Logo, Isso entraria em finanças e tem tudo haver com PIB e outras formas de medir o poder monetário nacional. Se um país tem pouco dinheiro, a inflação aumenta. Se tem muito dinheiro, a moeda  é valiosa e a inflação cai. Quando você entra no país, tem que ter o favor real, qual é o favor real? PODER para negociar então troca-se a moeda. Se não você não tem poder. Não é dever, não é privilégio nem é direito. É poder dado pela nação. Ou poder dado pelo rei para pessoas negociarem suas minas até que ele volte para requerer!
Assim entendemos que a todos quanto o recebera deu-lhes poder (poder pela insígnia) de filhos! Quem aqui conhece a famosa frase: pai me dê um real? Generosamente como a filhos o rei deu-lhes de suas riquezas. Que esse poder confere a seus possuidores:
·         Poder para negociar.
·         Para falar em nome do rei – O rei quer uma peça dessa. O homem tem moedas do rei, certamente ele sabe o que está fazendo em nome do rei!
·         Poder para usar a riqueza do rei
·         Incorporar nele a figura do próprio rei.
O rei deu poder para seus cidadãos. Que nação poderia o rei fazer todos os cidadãos filhos? Dar de seus tesouros, poder de falar, de usar seus tesouros e de ser o próprio rei através do poder conferido a eles? Isso quer dizer que deixou de ser uma nação com um rei. É UMA NAÇÃO DE REIS. REIS QUE SERVEM A UM REI!

Espero que vocês abram suas bíblias e estudem essa palavra em casa e aprenda o que Deus está trazendo de sabedoria e novo conhecimento para o seu dia a dia!

em yeshua Hamashia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário