quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um cristão relevante

Existe uma ideia errada de que um crente é como um canivete suiço. Mil e uma funções; Sabe tudo, faz tudo, pode tudo, é rico, cheio de saúde e com moral sufisciênte para corrigir outros. Quem nunca se indispôs com um “crente” por falta de complacência e por não saber o lugar dele? Na verdade, Paulo diz aos crentes de Roma que quando "sentenciamos" alguém para o inferno (por pré-julgamentos) e praticamos o mesmo erro, estamos nos colocando debaixo da nossa própria sentença! (leiam Rom. 2) Então essa reflexão está vindo no tempo certo. Estive a uns dias ministrando sobre a honra e uma das coisa que eu descobri era que ainda estávamos vivendo no tempo do ensinar por ensinar. Mas na realidade a jornada da maturidade cristã é mais complicado do que pensamos.
O caminho da honra passa pelo aspecto teológico, doutrinário, moral, educacional, e ainda tem haver com o aspecto cultural. Sei que umas posições minhas parecem redundantes ou repetitivas. Acredite, existe um princípio por trás disso.
Para falar em honra precisamos seguir os conselhos de Jesus!
“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” Mateus 7:12 Honrar ao próximo é em primeiro lugar reconhecer que o próximo é maior que nós mesmos! Em outras palavras, quem honra ao próximo está construindo bases para ser honrado. Nunca se deve ser piedoso, santo e cheio de virtudes para assim ser honrado. Esse é o modelo do mundo, eles julgam pelo que vê: “Fulano é um santo, dá esmolas todos os dias, ou,  só o vejo orando, vamos respeitá-lo!” A Bíblia diz que de verdade, ele já alcançou a sua recompensa! (Mateus 6: 2,5,16)
Vejam que Jesus estava falando de um princípio tão profundo que até hoje está encoberto para muita gente! Dar antes de querer para si, apressa que venha para você o que é seu por direito! Quer respeito? Comece respeitando! Quer ser amado? Quer ter direitos? quer ser visto como relevante? Comece fazendo isso pelos outros! Isso é ser relevante!Uma das coisas que se requer do cristão moderno é deixar de olhar para si mesmos. Nunca foi prometido que você receberia da própria pessoa o que você faz por ela! Muito pelo contrário, está escrito: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus...” Mat.5:44, Rom.12:14.Todo aquele que olha só para si mesmo, torna-se orgulhoso, vaidoso, narcisista, humanista, presunçoso, cheio de tratos, todo ferido e cheio de armadilhas ao seu redor para que ninguém chegue perto dele! As ratoeiras estão todas armadas!
http://218porhora.files.wordpress.com/2008/02/security.jpgNão tem como falar em ser uma Igreja que faça diferença no mundo se continuar emsimesmado, melindrosos e tão zeloso de si mesmo! Conceitos errados a respeito de Deus, como se Deus apoiasse nosso egoísmo excêntrico. Sempre procurei enfatizar que os meus fiéis são a razão do meu ministério. Honro-os como príncipes e princesas e como filhos. Eu também sou pastoreado e devo honra e me submeto a alguém.  Para isso tive que ser curado do orgulho de ser maior. Ou ser primeiro ou ser ao invés de deixar que outro sejam antes de mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário