sábado, 20 de agosto de 2011

Segundo João Jesus era o Cristo - Deus entre nós

 
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. . .  (Cont...)
O verbo habitou em um corpo, veio viver em um corpo, se despiu de sua Glória e se vestiu de nossa humilhação. Por isso ele não só habitou no corpo do pecado como habitou no meio dos pecadores. 
Habitou...
 A Palavra, o Logos, o Criador, Sustentador e razão para todas as coisas se fez carne e habitou entre nós.
No Antigo testamento Deus mandou construir o Tabernáculo, coberto com peles de texugos, mas o interior foi decorado com ouro, prata, bordados e pedras preciosas, para o Chabod - a presença, a substância, o Peso da glória de Deus - era para ser encontrado no interior.
Assim também com Jesus. Era externamente de aparência tão comum que Judas teve que identificá-lo aos soldados romanos com um beijo. Mas a presença, a substância, a glória de Deus habitava dentro dele - tanto que no Monte da Transfiguração seu corpo não suportou tanta glória (Mateus 17:2).
Acho fascinante outro aspecto do uso da palavra ‘habitou. . .’ João da
Evidências internas e externas indicam que Jesus provavelmente não nasceu em 25 de Dezembro, o Festival da Saturnália, mas, com base no fato de que os pastores estavam pastando seus rebanhos na noite de seu nascimento, Ele nasceu provavelmente em algum momento do outono. Alguns estudiosos sugerem que ele nasceu no dia 15 de Tishri, o início da Festa dos Tabernáculo - a celebração de uma semana em que os judeus reúnem-se em tendas, e comemoram o fato de que Deus olhou para seus pais na sua peregrinação do Egito para a Terra Prometida. Para os judeus, a Festa dos Tabernáculo era o momento mais alegre do ano. João faz referência a esta festa em conexão com a encarnação de Jesus; Isso recorda-nos que assim comoYaweh guiou os judeus através do deserto, assim Jesus caminha conosco através de nossa peregrinação terrena – uma lembrança que deve produzir alegria abundante em nossos corações também.
Jesus Cristo é o Verbo feito carne, e Ele traz uma forma diferente da que foi  instituído por Moisés. É uma ordem da graça inesgotável (graça sobre graça) e de verdade, em contraste com uma ordem de leis rígidas e regulamentos da Lei mosáica.
Jesus, o Verbo, é a revelação perfeita do Deus invisível, o Pai e do Filho pertence à mesma família.
Compare as três declarações de João 1:1 e João 1:14:
  • No princípio era o Verbo
  • E o Verbo se fez carne
  • E o Verbo estava com Deus
  • E o Verbo habitou entre nós;
  • E o Verbo era Deus;
  • Cheio de graça e de verdade.
"Ele estava diante de mim" (Miquéias 5:2): Cinco meses mais velho (?) (João 8:56, 58).
Quando foi que João Batista nasceu?
Aniversário de João Batista:
Isabel, a mãe de João, era prima de Maria e esposa de um sacerdote chamado Zacarias, que era do "curso" de Abias. (Os sacerdotes eram divididos em 24 cursos e cada curso oficiava no templo por uma semana, de sábado para sábado.)
Quando o Templo foi destruído por Tito em 05 de Agosto, 70 dC, o primeiro curso de sacerdotes tinham acabado. Como o curso de Abias foi o oitavo curso, podemos rastrear para trás e determinar que Zacarias terminou sua missão em 13 de Julho, 3 aC.  Se o nascimento de João aconteceu 280 dias depois, teria sido em Abril 19-20, 2 aC , precisamente na Páscoa desse ano. João começou seu ministério no ano 15 de Tibério César. A idade mínima para o ministério era de 30.
Se João nasceu em Abril 19-20, 2 aC, seu aniversário de 30 anos teria sido 19-20 Abril, 29 AD, ou 15 º ano de Tibério. Isto parece confirmar a data de 2 dC e, desde que João era cinco meses mais velho, isso também confirma o outono para a data do nascimento de Jesus.
Isabel escondeu-se por cinco meses e, em seguida, o anjo Gabriel anunciou a Maria da condição de Isabel e que Maria também teria um filho, que seria chamado de Jesus.
Maria foi "apressadamente" para visitar Isabel, que estava então na primeira semana de seu sexto mês, ou a quarta semana de Dezembro, 3 dC Se Jesus nasceu 280 dias depois, entendemos assim que a data do nascimento de jesus foi em 29 de Setembro 2 AC
Se Jesus nasceu em 29 de Setembro, 2 dC, é interessante notar que, naquele ano, foi também o primeiro de Tishri, o dia da Festa das Trombetas.
O testemunho de João
Sobre quem ele é
19) E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
20) E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
21) E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.
22) Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
23) Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
24) E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
25) E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26) João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
27) Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
batizando.

João é enfático: Eu não sou o Cristo.
João pode estar associado a Elias por causa de sua personalidade e por causa da promessa em Malaquias 4:5 -6. Mas em certo sentido, João era Elias, ministrando em seu escritório e espírito ( Mateus 11:13 -14; Marcos 9:11-13).
O Profeta refere-se a promessa de Deus por Moisés em Deuteronômio 18:15 , os judeus estavam esperando outro profeta para vir.
João se vê como um homem diante do grande Rei; seu batismo foi uma limpeza preparatória para apresentar-se ao rei. Os judeus eram batizados no batismo de João naqueles dias, mas era reservado para os gentios que queriam se tornar judeus (e foi uma das sequências de lavagens cerimoniais). Assim, para apresentar-se ao batismo de João, um judeu tinha de se identificar com os gentios - um verdadeiro sinal de arrependimento.
O batismo de João era imperfeito - ele limpava, mas não ajudava alguém a manter-se limpo. Jesus e Seu batismo do Espírito Santo seria tanto um batismo físico e espiritual, é tanto um morrer com Cristo, quanto uma mudança para uma vida nova.
Desatar a correia de uma sandália (antes de lavar os pés) era o mais baixo dever de escrava na casa. João não se achava digno de tal humilde direito! 

Ainda tem a continuação desta Revelação para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário